José Joffily

 

Nascido em novembro de 1945 em João Pessoa/PB, José Joffily é Cineasta e Mestre em Comunicação pela UFRJ. Paralelamente à sua atividade como realizador e produtor, trabalhou durante vinte anos junto ao Departamento de Cinema e Vídeo da Universidade Federal Fluminense (UFF) - Escola de Comunicação. Em 2000, foi presidente da ABRACI (Associação Brasileira de Cineastas). Em 1981, fundou a produtora Coevos Filmes, com a qual passou a produzir projetos audiovisuais, entre os quais figuram vídeos institucionais, filmes de curta, média e longa metragens e programas para TV. Alguns de seus trabalhos são: direção do documentário Vidigal Olimpo (2016), produção da Casa de Cinema de Porto Alegre para o SporTV; direção, juntamente com Pedro Rossi, do longa documentário Caminho de Volta (2015); direção, com Roberto Bomtempo, do longa de ficção Mão na Luva (2014); direção da série para TV Acerto de Contas (2013), produzida por Marisa Leão; direção do longa documentário Prova de Artista (2011); produção e direção do longa de ficção Olhos Azuis (2010); direção do longa documentário A Paixão Segundo Callado (2007), produzido pela Lumén Produções; produção e direção do longa de ficção Achados e Perdidos, baseado no livro homônimo de Luiz Alfredo Garcia Roza; produção e direção, juntamente com Eduardo Escorel, do documentário Vocação do Poder (2005); produção e direção do longa de ficção Dois Perdidos Numa Noite Suja (2002), baseado em peça teatral homônima de Plínio Marcos; produção e direção do longa de ficção Quem Matou Pixote? (1996).

Isabel Joffily

Isabel Joffily nasceu em 1984. Em 2006 graduou-se em Ciências Sociais na UFRJ e, em 2015, formou-se no Mestrado de Artes Visuais da UERJ. Sócia da empresa Coevos Filmes, Isabel é produtora e diretora e já realizou projetos para cinema e televisão, bem como mostras e festivais de cinema. Seus trabalhos mais recentes são: direção, juntamente com Jose Joffily, do filme documentário Vidigal Olimpo (2016), em co-produção com a Casa de Cinema de Porto Alegre e exibido no SporTV; direção do curta-metragem documentário Retrato de Carmem D. (2015); produção do longa documentário Caminho de Volta (2015), de José Joffily e Pedro Rossi; produção, com Julieta Roitman, da mostra de cinema Robert Frank Entre Imagens (2012); produção do longa documentário Prova de Artista (2011), de José Joffily; produção e curadoria da mostra de cinema Abbas Kiarostami e Amós Gitai: O Cinema Além Muros, que aconteceu nos espaços Caixa Cultural do Rio de Janeiro e São Paulo em 2009; direção, com Rita Toledo, do documentário de 52’ Uma Festa para Jorge (2009), realizado com recursos do DOC TV IV. Nos anos de 2012 e 2013, Isabel pertenceu ao quadro de Pós-Graduação em Documentário da FGV, onde realizou a curadoria e produção das sessões de cinema.

Pedro Rossi

Diretor e roteirista, Pedro Rossi é um dos fundadores do núcleo de cinema do Grupo Nós do Morro, onde colaborou em projetos artísticos coletivos exibidos nos festivais de Cannes, Clermont-Ferrand e Havana, e em projetos teatrais feitos em parceria com a Royal Shakespeare Company. Em 2006, tornou-se sócio da produtora Deserto Filmes, dos realizadores Jorge Durán e Gabriel Durán, onde produziu os longas de ficção Romance Policial (2015), Noites de Reis (2011), Não Se Pode Viver Sem Amor (2010) e Proibido Proibir (2006). Em colaboração com o ESPN Brasil, realizou o documentário Ippon, sobre o judoca brasileiro Rogério Sampaio. Ganhou, em duas ocasiões, o prêmio Riofilme: na realização do curta A Última Casa de Ópio (2010) e para o desenvolvimento do roteiro do longa-metragem de ficção Rio Luanda (2014), feito em parceria com Luis Abramo. Para o Canal Brasil, dirigiu o programa Retratos Brasileiros: Sandra Werneck e o longa documentário Caminho de Volta (2015), em parceria com o cineasta José Joffily. Junto a Bernardo Pinheiro Mota, dirigiu para a Casa Daros o documentário Com a Demissão no Bolso (2014), sobre o artista Rubens Gerchman. Também junto a Bernardo Pinheiro, coordenou e dirigiu uma pesquisa audiovisual aprofundada sobre Rubens Gerchman, financiada pela fundação suíça ArtEdu.